loader image

Sobre Nós

O Museu

O Museu Casa Sônia Menna Barreto foi inaugurado em 5 de novembro de 2017 e homenageia, ainda em vida, a artista paulistana de renome internacional, Sônia Menna Barreto, que faz de suas produções artísticas a mais próxima expressão do homo ludens, o homem lúdico, proporcionando uma viagem por terras e personagens que ganham vida através de seu espírito criativo.

Localizado em Bebedouro, interior de São Paulo, Brasil; o espaço foi organizado pelos curadores Francisco Bárbaro Neto e Marta Maria Miranda Bárbaro, sócio-proprietários do Instituto Miranda Bárbaro, com o objetivo de difundir a saúde, educação, arte e cultura, e possibilitar o acesso às manifestações artísticas e culturais do cenário nacional.

A Artista

Nascida e criada em SP, Sônia é formada em Letras e especialista em Língua Inglesa. Nos anos 70, ainda criança, envolveu-se com a arte e, posteriormente, aprimorou suas técnicas em diversos cursos, inclusive com o premiado pintor modernista luso-brasileiro, Waldemar Costa.

Nos anos 80, estudou no Centro de Artes Cândido Portinari, administrado pelo irmão do grande pintor, Luiz Portinari, onde permaneceu por 3 anos, aperfeiçoando suas técnicas em pintura a óleo e conhecendo a fundo a vida artística e seus movimentos, aproximando-se do trabalho de grandes nomes como Max Ernest, De Chirico, Magritte e Paul Delvaux, aflorando-lhe a característica surrealista, decisiva em sua carreira, mas não definitiva.

Quando o curso terminou, instalou um ateliê em sua casa e iniciou seus primeiros trabalhos como artista profissional. Em 1989, fez sua primeira exposição individual em São Paulo, sendo aclamada pelo público e por críticos de arte.

Em 1991, começou a produzir serigrafias que, a partir de 1995, foram introduzidas na maior exposição individual itinerante já realizada no Brasil, passando por 12 cidades. A partir de então, participou de inúmeras exposições em São Paulo, Bahia, Tocantins, Sergipe, Mato Grosso e Minas Gerais, e no exterior, principalmente nos Estados Unidos, e países do continente europeu, como França e Portugal, e também da América Latina, como Argentina.